Trump diz que não tem planos – por enquanto – de demitir o presidente do Fed

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma entrevista à agência de notícias Reuters, na noite de quarta-feira, 14, que não tem planos de demitir Jerome Powell, o atual presidente do banco central norte-americano, o Federal Reserves (Fed). A declaração é dada em um momento em que o governo de Trump, em meio às repetidas críticas do presidente à política de juros altos coordenada por Powell, está implemenando uma investigação sobre a atuação do chefe do banco central.
“Eu não tenho nenhum plano de fazer isso”, disse Trump à Reuters, quando perguntado da possibilidade de demissão do dirigente do Fed.
Perguntado sobre obque já de conclusões das investigações abertas e se há indícios que poderiam sustentar o afastamento de Powell, Trump afirmou que está “nesse momento estão em compasso de espera com isso”. “Vamos definir o que fazer, mas eu não posso entrar nisso agora, é muito cedo”, acrescentou.
O mandaro de Powell como presidente do Fed acaba em maio, cabendo a Trump definir o sucessor. Como membro da diretoria, contudo, Powell tem direito a continuar com a sua cadeira na cúpula da autoridade monetária até 2028.
À Reuters, Trump disse que considera os nomes do ex-diretor do Fed Kevin Warsh ou do diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, para substituir Powell na presidência. “Os dois Kevins são muito bons”, afirmou.
