Termina a votação no Japão e urnas devem confirmar maioria da primeira-ministra

O Japão encerrou a votação das eleições legislativas às 20 horas deste domingo, horário local, e a apuração dos votos já teve início. Muitos japoneses enfrentaram a neve para votar.
A coalizão da primeira-ministra Sanae Takaichi deve se consagrar como a grande vencedora destas eleições. As pesquisas de boca de urna projetam vitória esmagadora da coalização governista para a Câmara Baixa.
As projeções indicam que o Partido Liberal Democrático da primeira-ministra, que se aliou ao Partido da Inovação do Japão (Ishin) teriam garantido 366 das 465 cadeiras na câmara, conforme noticiou a agência Reuters.
Sanae se fortalece politicamente, garantindo maioria na Câmara de Representantes, com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nas redes sociais, Trump disse que Sanae é uma líder “forte, poderosa e sábia” e declarou apoio total à seu mandato.
O presidente americano está de olho na supermaioria da primeira-ministra porque isso facilitaria a agenda legislativa, a aprovação de de projetos do governo e ainda fortaleceria a política de segurança externa dos EUA na região, com o objetivo de conter a China. A expectativa é que Sonae visite os EUA dia 19 de março.
A primeira-ministra dissolveu o Parlamento no dia 19 de janeiro e convocou eleições antecipadas. A iniciativa foi uma forma de consolidar sua popularidade em maioria consolidada no Legislativo. O objetivo é o de aprovar com mais facilidade medidas de interesse do governo japonês.
Primeira-ministra é a primeira mulher a governar o Japão
A eleição teve início no dia 27 de janeiro. Em 12 dias de campanha, mais de 1,2 mil candidatos disputaram as 465 cadeiras da Câmara de Representantes. O Japão adota um sistema de representação proporcional.
Sanae é a primeira mulher a governar o Japão. Ela tem 64 anos de idade. Com um perfil muito conservador, a primeira-ministra é um fenômeno nas redes sociais e agrada a todos os públicos, inclusive os jovens japoneses.
A expectativa é que a eleição de Sanae terá impacto nos mercados financeiros de todo o planeta. Entre as promessas da primeira-ministra está cortes de impostos.
