Temporada de verão começa com roubo de aliança em alto mar

Temporada de verão começa com roubo de aliança em alto mar

Ler Resumo

O roubo de alianças é um crime que aumentou muito este ano, impulsionado pela alta do preço do ouro. No primeiro semestre, na capital paulista, os registros cresceram 69%. Mas o que se tornou comum nas ruas da cidade desceu a Serra do Mar. No primeiro dia do verão, em São Vicente, uma dupla de ladrões em um jetski roubou um casal que estava em um caiaque na Praia dos Milionários.

Os bandidos não estavam armados. Ao se aproximarem, deram uma espécie de derrapada proposital. A água entrou no caiaque, que ficou instável, e os remos foram parar no mar. Os ladrões pediram as alianças, mas o casal não entregou. Em seguida, os criminosos pegaram os remos e passaram a agredir o homem, atingindo a cabeça e as pernas. Depois, levaram as joias, avaliadas em 15 mil reais, e fugiram.

O casal conseguiu sair do mar, e o homem ainda estava tonto. Os dois haviam aproveitado o dia de sol para estrear o caiaque novo. Durante a abordagem, chegaram a tentar negociar, dizendo que eram moradores da região. Decepcionados, registraram a ocorrência na delegacia e relataram a falta de policiamento no mar.

Um dia antes do roubo, o Governo do Estado havia dado início à Operação Verão Integrada, uma ação inédita e intersetorial para reforçar a segurança, a saúde, a mobilidade e a proteção ambiental no litoral paulista durante o período de maior fluxo de turistas. “A gente sempre comunicou o reforço policial, mas desta vez estamos indo além. Esta é a maior Operação Verão da história. Vamos ter 4 mil homens a mais, 435 viaturas, helicópteros, jetskis, motocicletas, bicicletas e drones. Teremos uma delegacia volante, mais equipamentos para os bombeiros e guardas-vidas para cuidar dos banhistas. Também estamos ampliando o Muralha Paulista, que conta com 1.700 câmeras de monitoramento”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

Do total anunciado, 800 policiais foram destinados a São Vicente. O episódio, porém, expõe que segurança em regiões turísticas não se resume ao aumento de efetivo: exige planejamento e ações capazes de antecipar crimes que se reinventam conforme a cada nova temporada de Verão.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *