Técnico da Escócia deixa cargo após derrota para o Brasil
FIM DA LINHA
Steve Clarke publicou carta em que relata que no começo do período dele como técnico, foi aconselhado a não assumir o cargo
Steve Clarke, agora ex-técnico da Escócia (Foto: Divulgação)
O técnico da Escócia, Steve Clarke, pediu demissão depois da derrota para o Brasil e da consequente eliminação na Copa do Mundo. A informação foi divulgada pela Federação Escocesa de Futebol neste sábado (27). Clarke ficou sete anos no cargo.
Ao deixar a função, o treinador tornou pública uma carta com o título “bye, bye Scotland”. Ele revela que, quando assumiu a cadeira, foi aconselhado a não encarar a empreitada porque as circunstâncias eram ruins. No entanto, encarou mesmo assim: “eu não encontrei uma razão para desistir. Minha meta era clara e tangível, classificar para um grande torneio”.
“Analisando esses sete anos de trabalho em retrospectiva, o meu sentimento é de orgulho e de satisfação por ser o primeiro técnico, desde Craig Brown em 1998, a conduzir a seleção a um grande torneio. Primeiro com a Eurocopa”, diz Clarke. “Embora a campanha na Euro tinha sido, pelo menos para nós, um fiasco total, tivemos naquele ano grandes momentos, como o empate de 0 a 0 com a finalista Inglaterra”.
Sobre a Copa de 2026, Clarke celebrou o fato de a Escócia ter vencido uma partida na fase de grupos – contra o Haiti. “Foi a quinta vitória em toda história do nosso futebol e a primeira em 36 anos. Esse time deu a todos a oportunidade de criar memórias que resistirão a vida toda, e eu tenho orgulho de ter feito parte disso”.
