Reservas de petróleo da Venezuela podem valer cerca de US$ 18,4 trilhões

Reservas de petróleo da Venezuela podem valer cerca de US$ 18,4 trilhões

As reservas de petróleo da Venezuela podem valer cerca de 18,4 trilhões de dólares, ao considerar a quantidade de barris de petróleo que o país possui em reservas, multiplicada pelo preço do petróleo no mercado internacional no fechamento da última sexta-feira, 2.

A reserva petrolífera da Venezuela é estimada em 303 bilhões de barris de petróleo. Já o valor de cada barril de petróleo, pela cotação do petróleo Brent com vencimento em março de 2026, é de 60,75 dólares. Ao multiplicar a quantidade de barris pelo preço do mercado internacional, as reservas venezuelanas alcançam um valor a mercado estimado de 18,4 trilhões de dólares.

Vale lembrar que essa cifra tende a mudar a partir de segunda-feira, isso porque o preço do petróleo no mercado internacional possui variação diária durante a semana. Aos sábados e domingos, o mercado fica fechado e o preço permanece estável. Ainda assim, a mudança de preço não seria drástica e as reservas venezuelanas continuariam com um montante de mercado trilionário.

Especialistas apontam que o petróleo é o principal motivo para os Estados Unidos atacarem militarmente a Venezuela e capturar o ditador, Nicolás Maduro, neste último sábado, 3. Durante coletiva de imprensa, o presidente americano, Donald Trump, citou a palavra petróleo 15 vezes. Já a palavra democracia, que normalmente é usada como justificativa nesse tipo de operação, não foi dita nenhuma vez durante o discurso do presidente americano.

“A nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com o petróleo. Acho que nós teremos muita riqueza saindo daquele solo e essa riqueza vai ajudar os Estados Unidos na forma de reembolso pelos danos causados ao nosso país”, disse Trump. Ele comentou que petrolíferas americanas “vão entrar, investir bilhões de dólares, consertar a infraestrutura, que está em péssimo estado, e começar a gerar lucro para o país”.

Continua após a publicidade

Atualmente, 80% do petróleo venezuelano é exportado para a China, o que transforma o país em um dos pontos mais sensíveis da disputa entre Washington e Pequim. Em meio à disputa econômica, tema central para o ataque americano contra a Venezuela, o futuro do país parece incerto. Isso porque o presidente americano afirmou que os Estados Unidos devem governar a Venezuela.

No entanto, não houve até o momento uma invasão terrestre. Além disso, o regime chavista se manteve no poder após a Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela ordenar neste sábado, 3, que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma o cargo de presidente interina do país na ausência de Nicolás Maduro.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *