Piloto relata colisão com pássaro e pista do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, é interditada
Incidente aéreo
Avião que vinha de Campinas e era o próximo a pousar precisou permanecer em espera no espaço aéreo de Goiânia
Após report, equipe técnica do Santa Genoveva inspecionou a pista para garantir a segurança dos demais pousos e decolagens (Foto: Lucas Conrado/Aviões e Músicas)
Um relato de birdstrike, colisão de aeronave com pássaro, levou à interdição temporária da pista do Aeroporto Santa Genoveva e provocou atraso na chegada do voo 2960 da Azul Linhas Aéreas a Goiânia, na noite da última quinta-feira (29). O avião, que partiu de Campinas (SP), tinha pouso previsto para 19h20, mas aterrissou cerca de 20 minutos depois, após permanecer em procedimento de espera no espaço aéreo da capital.
SAIBA MAIS:
Segundo informações repassadas pelo comandante aos passageiros, o atraso ocorreu porque um avião que pousou minutos antes teria registrado um birdstrike, o que exigiu inspeção técnica da pista antes da liberação para novas operações.
Um passageiro que estava no voo que aguardava autorização para aterrissagem contou à reportagem do Mais Goiás que, no início do voo, o piloto informou que o pouso em Goiânia estava previsto para 19h24. A aeronave, segundo ele, chegou a se aproximar do aeroporto no horário estimado.
“O comandante chegou a pedir para a tripulação se preparar para o pouso, mas logo percebemos que o avião começou a dar voltas”, relatou. Após cerca de 20 minutos em espera, o piloto voltou a se comunicar com os passageiros, pediu desculpas pelo atraso e explicou que aguardava autorização da torre de controle devido à interdição da pista.
“Ele disse que a aeronave que pousou antes havia colidido com um pássaro e que, por segurança, a pista precisava passar por inspeção antes de liberar o pouso”, afirmou o passageiro.
LEIA TAMBÉM:
Procurada pela reportagem, a comunicação do Aeroporto Santa Genoveva confirmou que houve registro de um reporte de birdstrike à torre de controle, mas ressaltou que a ocorrência não chegou a ser confirmada pela equipe técnica que fez a inspeção da pista na sequência.
Foi acrescentado pela equipe de comunicação do aeroporto que a inspeção da pista não trouxe prejuízo aos horários de pouso e decolagem dos demais voos previstos para aquela noite.
