Novo grafite de Banksy surge nesta segunda-feira (22), no Centro de Londres
INGLATERRA
Imagem de duas pessoas deitadas olhando para o céu foi postada por Banksy em seu perfil no Instagram
Novo grafite de Banksy surge nesta segunda-feira (22), no Centro de Londres (Foto: Reprodução/X)
(O Globo) Uma nova obra de Banksy foi revelada no Centro de Londres nesta segunda-feira (22), em meio a especulações sobre uma segunda obra idêntica que apareceu em outro local da cidade. O grafite em preto e branco pintado na lateral de um prédio antigo em Bayswater mostra duas pessoas, provavelmente crianças, com gorros de inverno e botas de borracha, deitadas, olhando para cima e apontando para o céu.
O artista de rua cuja a identidade permanece um mistério publicou uma imagem da obra em sua conta oficial do Instagram. Na foto publicada por Banksy no Instagram, há uma caçamba de lixo transbordando em um beco ao lado da garagem, derramando seu lixo na calçada.
Acima do edifício ergue-se um guindaste, com uma luz vermelha visível à noite no topo – talvez uma alusão a uma árvore de Natal.
Uma obra de arte quase idêntica também apareceu a poucos quilômetros de distância, sob o edifício Centre Point, em Tottenham Court Road, onde as duas crianças podem ser vistas olhando para o arranha-céu londrino.
Ambas as imagens atraíram a atenção dos transeuntes e geraram muita especulação nas redes sociais ao longo do dia sobre se Banksy era o autor delas. Mas, até o momento, apenas a obra “Queens Mews” havia sido publicada nas redes sociais de Banksy.
Em setembro, o artista criticou a repressão aos manifestantes no Reino Unido com uma nova obra em frente ao Tribunal Real de Justiça em Londres, alimentando ainda mais a polêmica sobre a liberdade de expressão que assola o país. O artista publicou uma imagem da obra, que retrata um juiz brandindo um martelo sobre um manifestante no chão segurando um cartaz respingado de sangue, em sua página do Instagram. A obra foi posteriormente coberta com lonas plásticas pretas e duas barreiras metálicas.
Em maio deste ano, uma de suas pinturas, que reimagina a famosa obra “O Mordomo Cantor” de Jack Vettriano, foi vendida por quase 4,3 milhões de libras (US$ 5,5 milhões) em um leilão em Londres, informou a casa de leilões Sotheby’s.
