Netanyahu anuncia encontro com Trump para conversa sobre o Irã

Netanyahu anuncia encontro com Trump para conversa sobre o Irã

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse neste sábado, 7, que deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima quarta-feira, 11, para uma conversa sobre o Irã. O assunto deverá ser, de acordo com o gabinete, o programa nuclear iraniano. As informações são da agência de notícias Reuters. Será o sétimo encontro entre os dois desde o último ano.

Na última sexta, 6, Irã e Estados tiveram negociações nucleares indiretas em Mascate, capital do Omã. O país do Oriente Médio insistiu no seu direito de continuar com o programa de enriquecimento de urânio e que isso ficase de fora das negociações travadas. O Irã é dono de um dos maiores arsenais do Oriente Médio, e convive com a suspeita, levantada por países ocidentais, de manter o programa com finalidade bélica.

“O primeiro-ministro acredita que quaisquer negociações devem incluir limitações aos mísseis balísticos e a interrupção ao apoio ao eixo iraniano”, diz a nota divulgada pelo gabinete de Netanyahu.

Encontro com EUA-Irã

Armamentos nucleares foram o assunto do encontro entre autoridades americanas e iranianas na última sexta. O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, disse que as negociações foram um “bom começo” e devem continuar. A imprensa local iraniana disse que a cúpula terminou com uma “vontade de continuar”, sem afirmar possíveis datas para conversas seguintes.

Esse encontro foi a primeira reuniã diplomática entre Teerã e Washington desde que os EUA se aliaram a Israel contra a nação persa, durante uma guerra aérea em junho do ano passado, conflito que durou doze dias. Araghchi defende que o programa nuclear iraniano tem fins puramente energéticos, enquanto EUA, Israel e países europeus acusam o país de estar desenvolvendo uma bomba atômica.

Além da questão armamentista, o encontro da última sexta e o da próxima quarta também influenciam o mercado global de petróleo.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *