Nestlé anuncia que abandonará sorvetes e venderá empresa
esfriou
CEO da empresa diz que foco será em outros quatro setores
Imagem: Divulgação
A Nestlé informou nesta quinta-feira (19) que vai deixar o segmento de sorvetes e negocia a venda dos ativos remanescentes para a Froneri. A medida faz parte de uma estratégia para simplificar o portfólio e focar nos negócios considerados prioritários.
Segundo o CEO Philipp Navratil, a companhia pretende concentrar esforços em quatro áreas principais: café, alimentos, nutrição e produtos para pets. As negociações com a Froneri estão em estágio avançado.
- Casquinha, milk shake e sundae do McDonald’s são sorvetes? veja resposta
Reorganização e cortes
A decisão ocorre em meio à pressão por melhora no desempenho e recuperação da confiança de investidores. Desde que assumiu o comando, Navratil já anunciou o corte de 16 mil empregos nos próximos 18 meses e a continuidade do plano de saída de outras áreas consideradas menos estratégicas.
A Nestlé já havia vendido a maior parte do negócio de sorvetes à Froneri — joint venture criada em 2016 com a PAI Partners — e agora pretende se desfazer das operações restantes, presentes em países como Canadá, Chile, Peru, China, Malásia e Tailândia.
Resultados financeiros
No balanço anual, a empresa reportou crescimento orgânico de vendas de 3,5%, somando 89,5 bilhões de francos suíços. Já o lucro operacional caiu 8,4%, impactado por custos mais altos de insumos, aumento de despesas com marketing e efeitos de recalls recentes.
A expectativa da companhia é alcançar crescimento orgânico entre 3% e 4% em 2026, enquanto analistas avaliam que o mercado ainda aguarda mudanças mais profundas no portfólio da multinacional.
