Governo de Maduro liberta 72 venezuelanos presos após sua eleição

Governo de Maduro liberta 72 venezuelanos presos após sua eleição

O governo de Nicolás Maduro colocou em liberdade nesta quinta-feira, 25, pelo menos 72 pessoas que foram presas em julho de 2024, depois da sua reeleição para um terceiro mandato — episódio marcado por várias acusações de fraude às urnas e pela detenção de mais de 2.400 adversários políticos, sob a acusação de serem “terroristas”.

A informação foi divulgada pelo Comitê para a Liberdade dos Presos Políticos (Clippve), uma ONG que atua pela libertação dessas pessoas. De junho para cá, cerca de duas mil tiveram suas prisões revogadas, mas ainda há pessoas detidas. 

Segundo a entidade, foram libertadas 60 pessoas que estavam na Prisão de Tocorón, o Centro Penitenciário de Aragua, nove mulheres que estavam no Centro Penitenciário Feminino La Crisálida e três adolescentes naturais do estado de La Guaira — totalizando 72 pessoas.

“Natal é sobre iluminar a escuridão dos outros com a nossa própria luz. Como alguém que conhece a face da injustiça, hoje meu compromisso moral com a justiça e a liberdade é mais forte do que nunca. Em nome de Deus, este pesadelo terminará”, disse o representante da entidade, Adreína Baduel, nas redes sociais.

De acordo com informações veiculadas pela agência de notícias AFP, as condições de libertação dessas pessoas ainda não estão claras. A Venezuela vive um momento de escalada da tensão com os Estados Unidos, com ameaças de iminentes ataques pelo presidente americano Donald Trump.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *