Governo de Goiás abre inscrições para empreendedorismo feminino

Governo de Goiás abre inscrições para empreendedorismo feminino

Programa Goianas S.A. das Escolas do Futuro de Goiás vai selecionar até 20 projetos liderados por mulheres. Inscrições seguem até dia 4 de fevereiro

O Governo de Goiás, por meio das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), está com inscrições abertas para a 6ª edição do programa Goianas S.A., iniciativa que visa o estímulo do empreendedorismo feminino nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. As matrículas devem ser realizadas até o dia 4 de fevereiro, por meio do formulário eletrônico disponível no site onde as interessadas também podem acessar o edital completo, com informações sobre cronograma, pré-requisitos e critérios de avaliação.

Serão selecionados até 20 projetos liderados por mulheres goianas, com foco na incubação de empresas e no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico, o programa reforça o compromisso do Governo de Goiás com a inclusão produtiva e o fortalecimento do empreendedorismo inovador feminino.

“O Goianas S.A. é uma política pública estratégica para ampliar a presença feminina no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em Goiás. Ao oferecer formação, infraestrutura e apoio especializado, o programa cria condições reais para que mulheres transformem boas ideias em negócios sustentáveis, gerando renda, autonomia e desenvolvimento econômico para o estado”, destaca o secretário.

Durante o processo de formação, as participantes do Goianas S.A. contam com consultorias especializadas em áreas estratégicas para o desenvolvimento de negócios, como gestão empresarial, plano de negócios, administração financeira, marketing e comunicação, vendas e direito administrativo. O programa oferece ainda acesso gratuito à laboratórios de tecnologia, ferramentas e maquinário de última geração, possibilitando a criação de protótipos, produtos tecnológicos e softwares.

Desde sua criação, em 2023, o Goianas S.A. já capacitou mais de 120 mulheres ao longo de cinco edições realizadas nas Escolas do Futuro de Goiás. Para a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), Aletheia Cruz, a iniciativa tem papel estratégico na formação profissional e na inserção das mulheres no mercado de trabalho.

“Desenvolvemos o Goianas S.A. para fomentar a inserção das mulheres em um ramo profissional que está em expansão e que tende a se consolidar como um dos pilares da economia nacional. Em pouco mais de dois anos, investimos na formação de dezenas de goianas, contribuindo para a saída do mercado informal, a criação de novos negócios e a adoção de práticas financeiras sustentáveis. As trajetórias construídas ao longo desse período demonstram a relevância dessa política pública para a autonomia e a ascensão social das mulheres em Goiás”, destaca.

Critérios
Para participar da 6ª edição do Goianas S.A., os projetos devem ser liderados por mulheres a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo e residência em Goiás. No ato da inscrição, a candidata deve escolher a unidade da Escola do Futuro em que deseja realizar a incubação: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros ou Valparaíso de Goiás. A seleção será realizada com base na avaliação das propostas, conforme os critérios definidos em edital.

O Goianas S.A. é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), executado pelas Escolas do Futuro de Goiás. As EFGs, desde 2021, são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás/Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).

Fonte Original Oeste Goiano

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *