EUA derrotam Canadá e conquistam ouro no hockey em jogo com rivalidade fora do ringue

Os Estados Unidos conquistaram o ouro no hockey masculino das Olimpíadas de Inverno pela primeira vez depois de uma seca de 46 anos. A final foi decidida com o Canadá, país que dominava a modalidade, neste domingo, 22. A derrota na edição de 2026 tem um gosto particularmente amargo para os canadenses, cujo país é alvo de intimidações do presidente americano, Donald Trump. O placar do jogo foi de 2 a 1, decidido na prorrogação.
O hockey no gelo é o esporte mais popular do Canadá. A derrota causou mal estar aos torcedores que voaram mais de 6 mil quilômetros para assistir à partida contra os americanos na cidade de Milão, na Itália. O ressentimento em relação aos Estados Unidos já era observado no Canadá antes da partida, por razões geopolíticas. A postura de Trump, que impôs tarifas elevadas contra um dos principais aliados dos americanos, alimenta a animosidade entre os dois países.
O time de hockey feminino dos EUA já havia derrotado o Canadá na quinta-feira, 19. A derrota na modalidade masculina, a mais aguardada dos Jogos de Inverno, sacramentou a derrota dos canadenses contra o vizinho em 2026. O episódio contrasta com vitórias recentes por parte do hockey masculino do Canadá, que ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Vancouver de 2010, de Sochi de 2014, na Copa do Mundo de Hockey de 2016 e no campeonato 4 Nations de 2025.
Os Estados Unidos não conquistam uma medalha de campeão no hockey desde 1980. Na época, a vitória foi contra seu principal rival geopolítico, a União Soviética. A carga política da partida foi uma das maiores da história dos Jogos de Inverno. A disputa entre Trump e Canadá pode não chegar ao mesmo nível da Guerra Fria, mas também se fez presente no imaginário de parte dos espectadores.
Durante a partida deste domingo, um cartaz pendurado na arena dizia que os jogos “são um evento familiar construído sobre os valores do respeito, amizade e excelência”, segundo a imprensa internacional. Um locutor do evento também pediu que os times fossem respeitados. O time dos EUA foi recebido com mais vaias que aplausos, situação inversa do que ocorreu com o Canadá.
O Canadá jogou sem o seu principal jogador, Sidney Crosby, que sofreu uma lesão durante a partida contra a República Tcheca, na quarta-feira. Com 38 anos de idade, ele já coleciona duas medalhas de ouro no esporte e não deve disputar as próximas Olimpíadas.
