Em reunião com presidente da Fifa, CBF reforça intenção de sediar próxima Copa do Mundo de Clubes
DESEJO ANTIGO
Além do Brasil, Espanha, Marrocos e Catar também possuem interesse em sediar a competição
Foto: Chelsea FC
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Governo Federal reforçarão, nesta segunda-feira (26/01), a intenção do Brasil em sediar a segunda edição da Copa do Mundo de Clubes, no ano de 2029. Estarão presentes na reunião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Samir Xaud, da CBF, e Gianni Infatino, da Fifa, além do Ministro do Esporte, André Fufuca, e o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti.
Leia mais: Flamengo e West Ham chegam a acordo por Lucas Paquetá
Apesar do interesse brasileiro, ainda não há um processo de candidatura aberto pela entidade máxima do futebol. Além do Brasil, Espanha, Marrocos e Catar também possuem interesse em sediar a competição. No ano passado, os Estados Unidos, uma das sedes da Copa do Mundo de Seleções, em junho e julho deste ano, recebeu a primeira edição da história do torneio, vencido pelo Chelsea, da Inglaterra.
Espanha e Marrocos serão sede da Copa do Mundo de 2030, o que, baseado no exemplo dos Estados Unidos, pode ser um trunfo para cada um deles. No entanto, a escolha do local não está atrelada a isso. No passado, a Fifa realizava a Copa das Confederações, evento teste para o Mundial, que sempre acontecia no país que receberia a competição principal no ano seguinte.
A edição de 2029 da Copa do Mundo de Clubes já conta com cinco clubes classificados: Flamengo, campeão da Copa Libertadores, em 2025; Al-Ahli, da Arábia Saudita, campeão da Liga dos Campeões da Ásia, em 2025; Cruz Azul, do México, campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, em 2025; PSG, da França, campeão da Champions League, em 2025; e Pyramids, do Egito, campeão continental da África, em 2025.
