Em retaliação, Irã declara que exércitos de países europeus são ‘grupos terroristas’

Ler Resumo
O Irã declarou neste domingo, 1º, que os exércitos de países europeus serão considerados organizações terroristas, dias após a União Europeia aplicar a mesma classificação à Guarda Revolucionária Islâmica, braço ideológico das forças armadas iranianas.
Na sessão em que anunciaram a decisão, os parlamentares iranianos vestiram a farda da Guarda Revolucionária e cantaram “Morte à América”. Ainda não se sabe quais serão os impactos imediatos dessa designação.
Na última quinta, 29, a Alta Representante de Política Externa da União Europeia, Kaja Kallas, anunciou que o bloco classificaria a organização iraniana dessa maneira após a repressão a uma onda de protestos no país deixar 6.713 mortes, de acordo com a ONG Ativistas de Direitos Humanos no Irã (HRA, na sigla em inglês). O número é mais que o dobro do balanço oficial, que aponta que ao menos 3.117 pessoas foram mortas, a maioria civis.
Onda de insatisfação
As manifestações começaram no fim de dezembro, impulsionadas pelo colapso da economia iraniana e pelo derretimento da moeda nacional, o rial, que perdeu quase 50% do valor contra o dólar ao longo de 2025 e atingiu uma baixa histórica no último mês do ano. Com o avanço da repressão, os atos ganharam um caráter mais amplo, transformando-se em um movimento de contestação direta ao regime teocrático que governa o país desde 1979.
A repressão foi brutal: testemunhas relataram o uso de armas automáticas contra manifestantes desarmados, além de prisões em massa. Segundo grupos de direitos humanos, milhares de pessoas continuam detidas e algumas sofreram tortura, incluindo espancamentos e estupros. Um rígido bloqueio à internet e a disseminação de fake news tornaram o acesso à informação difícil dentro e fora do país.
No último dia 21, o governo iraniano declarou que os protestos haviam sido “completamente sufocados”. As autoridades do país acusam os organizadores dos protestos de terrorismo e de ligação com governos estrangeiros.
