Destino em Goiás é um dos principais de ecoturismo do Brasil
lindíssimo
Trijunção do Cerrado (GO/MG/BA) também aparece no ranking
Foto: Fabricio Moretti
Quando o assunto é ecoturismo, um destino em Goiás aparece entre os principais lugares do Brasil para conhecer em 2026, segundo um levantamento da plataforma PlanetaEXO, especializada em experiências e viagens sustentáveis. O estudo coloca a Chapada dos Veadeiros, no Nordeste goiano, ao lado de ícones nacionais da natureza, como Lençóis Maranhenses e Amazônia, reforçando o protagonismo de Goiás no turismo de natureza.
De acordo com a PlanetaEXO, o ranking reúne 15 destinos de ecoturismo espalhados por diferentes biomas brasileiros, priorizando vivências ao ar livre, como trilhas, observação de fauna, cachoeiras e experiências imersivas. A proposta é estimular viagens mais longas, conexão com os territórios visitados e impactos positivos para comunidades locais.
A presença da Chapada dos Veadeiros entre os principais destinos de ecoturismo do Brasil em 2026 reflete o crescente interesse por regiões que aliam belezas naturais, conservação ambiental e turismo responsável. Localizada a cerca de 230 quilômetros de Goiânia, a Chapada é conhecida por suas cachoeiras, formações rochosas, biodiversidade do Cerrado e energia mística que atrai visitantes de todo o país e do exterior.
Segundo dados do Ministério do Turismo, a divulgação do ranking ocorre em um momento estratégico para o setor. Em 2025, o Brasil recebeu 9,2 milhões de turistas estrangeiros, o maior número já registrado, consolidando o país no cenário internacional e reforçando o potencial do ecoturismo como motor do crescimento turístico.
Confira o ranking dos principais destinos de ecoturismo do Brasil para 2026
- Lençóis Maranhenses (MA)
- Amazônia (AM/PA)
- Barra do Garças (MT)
- Chapada Diamantina (BA)
- Cambará do Sul (RS)
- Jalapão e Serras Gerais (TO)
- Chapada dos Veadeiros (GO)
- Pantanal (MT/MS)
- Vale do Catimbau (PE)
- Nobres (MT)
- Serra da Capivara (PI)
- Cerrado – Trijunção (GO/MG/BA)
- Ibitipoca (MG)
- Abrolhos (BA)
- Fernando de Noronha (PE)
Cemitério reaparece após mais de 30 anos submerso em lago de Goiás; vídeo
O que parecia apenas uma lenda urbana se confirmou: um cemitério reapareceu após décadas submerso em um lago de Goiás. Com a baixa no nível da água do Lago de São Domingos, antigos túmulos voltaram a ficar visíveis, incluindo uma cruz que segue preservada após mais de 30 anos debaixo d’água. ASSISTA AQUI!
