Como foi a audiência da Globo com o desfile em homenagem a Lula na Sapucaí

Com uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Acadêmicos de Niterói foi a primeira escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro a desfilar na Marquês de Sapucaí neste domingo, 15. De acordo com dados prévios da Kantar Ibope Media, a Globo registrou uma média de 11 pontos de média na Grande São Paulo nas primeiras horas da transmissão Globeleza. Os dados podem mudar com as médias consolidadas que serão divulgadas nos próximos dias. Segundo uma enquete da Globo que mede o termômetro do público, 73% votou que a Acadêmicos de Niterói veio para ganhar no Carnaval 2026.
O desfile contou com Dira Paes como intérprete de Dona Lindu, mãe de Lula, e Paulo Vieira como o petista. A comissão de frente teve uma encenação com Dilma Roussef, Michel Temer, além de Bolsonaro vestido como o palhaço Bozo.
No começo da transmissão, a Globo foi criticada por telespectadores e internautas por problemas de áudio e por demorar para exibir as alegorias. “Áudio podre”, diz um usuário do X, antigo Twitter. Outro pede que a emissora conserte a faixa assim que possível, enquanto um terceiro acusa o canal de ocultar os gritos da plateia e a música tocada pelos Acadêmicos de Niterói propositalmente. Para além da dificuldade técnica, outros criticaram a enrolação da emissora antes de finalmente exibir o desfile da escola que abre a noite, cujo enredo é uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Metade do desfile já e a Globo não passou um pedaço sequer”, protestou um usuário da rede.
