Câmeras encontram estuprador foragido da Bahia em bloco de carnaval de SP

Um homem condenado a seis anos de prisão por estupro, na Bahia, e foragido, foi encontrado e preso em um bloco de carnaval em São Paulo neste sábado, 7, depois de ter seu rosto reconhecido pelo Smart Sampa, o sistema de tecnologia e monitoramento da prefeitura paulistana que reconhece pessoas procuradas pela Justiça. As informações foram divulgadas pela prefeitura de São Paulo.
O homem, identificado como José Helio Santos Gusmão, de 41 anos e original de Vitória da Conquista (BA), teve a prisão decretada em 30 de julho de 2025, após ser condenado pelo crimes de estupro, pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). As câmeras reconheceram seu rosto na manhã deste sábado, o primeiro do pré-carnaval paulistano, durante o desfile do bloco da Ose, no Campo Belo, na zona sul de São Paulo. No mesmo momento a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada e uma equipe que trabalhava próxima ao local foi enviada, realizando a abordagem e a prisão.
Gusmão foi conduzido ao 27º Distrito Policial, no mesmo bairro, onde foi registrado boletim de ocorrência por captura de foragido da Justiça. Ele permanece à disposição da Justiça.

O Smart Sampa é um sistema de vigilância, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, composto por câmaras inteligentes que reconhecem ocorrências como intrusão, placas de veículos roubados e rostos de condenados e foragidos da Justiça. Atualmente, o sistema conta com 40 mil câmaras, entre equipamentos públicos e privados integrados.
