Briga petista pelo Ministério da Justiça envolve fantasmas do Master e INSS

Briga petista pelo Ministério da Justiça envolve fantasmas do Master e INSS

Ler Resumo

A sucessão de Ricardo Lewandowski abriu uma guerra nos bastidores do PT e do governo Lula. Enquanto o petismo de São Paulo busca convencer o presidente a entregar a pasta a um quadro paulista, uma ala do PT da Bahia se move para instalar no posto um nome de confiança especialmente do líder do governo Jaques Wagner.

Segundo auxiliares de Lula, a disputa é estratégica para os baianos por causa dos avanços das investigações da Polícia Federal sobre os negócios do Banco Master na Bahia.

Augusto Lima, empresário baiano e ex-sócio do banco de Daniel Vorcaro, foi preso na operação Compliance Zero e é visto como um personagem com potencial para gerar profundos estragos na política baiana neste ano eleitoral, caso decida falar de suas relações com o petismo no estado e como se deram negócios do banco.

Um dos nomes cotados para o Ministério da Justiça é o do advogado Wellington César Lima e Silva, que hoje despacha na Petrobras, e conta com total confiança dos caciques petistas na Bahia para assumir o posto. 

A escolha de Lima e Silva ou de outro nome vinculado ao petismo não representa uma ameaça a investigações — dado que a PF tem poderes para se blindar de interferências políticas –, mas alimenta esse universo de intrigas palacianas tão dominado pelo petismo.

Continua após a publicidade

“A pressa para escolher o novo ministro da Justiça vem dessa urgência da ala baiana do PT. Informação é poder e comandar o ministério que dita a música na Polícia Federal, com um caso do tamanho do Master na praça, é um grande trunfo”, diz uma fonte palaciana.

Outro ponto sensível para o petismo — e para o próprio presidente Lula — é a investigação da PF sobre o escândalo do INSS, que compromete petistas de proa e uma série de operadores do partido em outros escândalos do passado.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *