Ator da TV Globo protagoniza filme sobre luto ao perder a mãe

Poucos dias antes de completar 29 anos, Gabriel Contente viveu um pesadelo familiar: perdeu a mãe. Inspirado pela dor e pela vontade de homenagear os anos que viveu ao lado de Maria Cecília, transbordou a emoção num filme que relembra os melhores momentos dos dois. Ambientado na praia do Leme, Zona Sul do Rio, Aqui Comem os Pombos fala sobre luto, conexão e memória. O curta é estrelado pelo próprio ator, interpretando ele mesmo, e Letícia Cannavale como a mãe.
A ideia de fazer um trabalho em homenagem à progenitora surgiu antes mesmo dela falecer. Maria ficou em estado vegetativo por cinco anos, até a morte em junho de 2025. “Um dia eu fui à praia e estava pensando muito na minha mãe. Quando vi aquela marquinha que a onda deixa na areia e os pombos comendo a ‘espuma’, comecei a ter a ideia. Escolhi o nome porque foram eles que fizeram eu pensar no filme”, reflete à coluna GENTE.
O curta seria gravado antes de Maria Cecília falecer, mas, por complicações, a data foi remanejada. E, por coincidência, o dia escolhido foi no aniversário de Gabriel, dezesseis dias depois da morte e dez dias após jogar as cinzas no mar do Leme. “Eu já tinha perdido a minha mãe antes, mas quando a pessoa realmente faz a passagem, tem um outro peso. Foi forte fazer esse curta”, diz ele, conhecido por seus papéis na TV Globo em novelas como Malhação: Vidas Brasileiras, Bom Sucesso e Vai na Fé.
Como não podia deixar de ser, o filme tem um lado fortemente poético. Por isso Gabriel preferiu que fosse dublado. “A praia precisava estar vazia para dar a sensação de solidão e acabou que gravamos em um dia bem nublado, o que ajudou. Queria que a câmera ficasse parada, quando ele (o personagem) estivesse triste, e se movimentasse mais quando fica melhor na conexão com o mar”, explica.
