Até quando o ciclone extratropical vai impactar nas chuvas e ventanias no Centro-Sul do Brasil

O ciclone extratropical que avança sobre o Sul do Brasil desde o início da semana segue influenciando o tempo em parte do Sudeste, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de atuação até quinta-feira, 11 de dezembro. O sistema, que já provocou temporais com ventos de até 100 km/h no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se desloca em direção ao oceano, mas ainda mantém áreas de instabilidade em amplas regiões do país.
Mesmo com a gradual perda de força nesta quarta-feira, 10, o sistema continuará provocando chuvas, trovoadas e ventos em áreas do Sul e Sudeste. A previsão do tempo indica ainda possibilidade de granizo, queda de temperatura e acumulados elevados de chuva em áreas específicas.
Na cidade de São Paulo, a tarde e noite desta quarta, 10, será sem chuvas, com diminuição de nuvens à tarde e noite com pouca nebulosidade. Na quinta, 11, o dia será de sol com névoa fraca ao amanhecer. A mínima amanhã será de 19°C e a máxima de 30ºC.
Regiões mais afetadas
Sul
O Rio Grande do Sul segue com tempo instável até hoje à noite, com rajadas de vento e frio acentuado, especialmente na Serra Gaúcha. Santa Catarina e Paraná ainda enfrentam pancadas isoladas e ventos moderados.
Sudeste: podem ocorrer temporais no sul de MG, interior do RJ, Zona da Mata mineira, região Central e nordeste de MG. Na maior parte da Região Sudeste as temperaturas vão subir nesta quarta, 10, com exceção do sul mineiro, onde permanecem amenas. Os ventos seguem fortes no centro-sul de MG, grande parte do RJ e no sul, leste e litoral paulista, com rajadas de até 90 km/h.
Previsão do tempo nas capitais do Sul e Sudeste nesta quarta, 10, segundo a Climatempo:
- Belo Horizonte (MG): 17°C / 24°C
- Curitiba (PR): 17°C / 25 °C
- Florianópolis (SC): 22°C / 28°C
- Porto Alegre (RS): 20°C / 22°C
- Rio de Janeiro (RJ): 23 °C / 35°C
- São Paulo (SP): 20 °C / 28 °C
- Vitória (ES): 24 °C / 33 °C
Quando o tempo volta a firmar
Segundo a Climatempo, a partir de sexta-feira, 12, a tendência é de tempo mais firme em boa parte do país, com retorno gradual do sol e elevação das temperaturas. Ainda assim, o resfriamento causado pelo ciclone pode manter mínimas baixas nas madrugadas do Sul e Sudeste até o fim de semana.
