Amorim diz que ‘vê com enorme preocupação’ bloqueio de Trump a petroleiros da Venezuela

(Salwan Georges/The Washington Post e Jesus Vargas/Getty Images)
O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, disse à coluna que vê ‘com enorme preocupação’ o bloqueio total de todos os navios petroleiros sob sanção feito pelo governo dos Estados Unidos, nesta terça-feira, 16. Com isso, as embarcações de petróleo estão proibidas de entrarem ou saírem do país comandado por Nicolás Maduro.
Nas redes sociais, Donald Trump acusou os venezuelanos de roubarem os norte-americanos e fez uma nova ameaça. “Ela só vai aumentar, e o choque para eles será como nada que já tenham visto — até que devolvam aos Estados Unidos todo o petróleo, terras e outros bens que roubaram de nós.”
Em sua publicação na Truth Social, o presidente americano ainda acusou Maduro de usar o petróleo para financiar o ‘terrorismo ligado a drogas, tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros’.
A Venezuela classificou o bloqueio como ‘irracional’ e disse que o bloqueio mostra as ‘verdadeiras intenções’ de Washington. A resposta ao governo Trump foi dada pela vice-presidente, Delcy Rodríguez, em comunicado.
O episódio é mais uma ofensiva americana contra o país sob a justificativa de combate ao narcotráfico. Em novembro, o presidente americano ordenou o fechamento do espaço aéreo venezuelano, além de ações militares na costa do Pacífico.
