Aeroporto de Guarulhos tem voos interrompidos por conta de drones

Aeroporto de Guarulhos tem voos interrompidos por conta de drones

Ler Resumo

Na tarde deste domingo, 15 de fevereiro, o Aeroporto Internacional de Guarulhos — o maior do país — teve voos interrompidos por mais de duas horas devido à presença de drones nas redondezas das pistas de decolagem. Os aparelhos foram detectados em torno das 16h10 e fizeram a segurança não só fechar o tráfego de aeronaves, como redirecionar voos para aeroportos próximos como o de Viracopos, em Campinas, e o Galeão, no Rio de Janeiro. O efeito cascata ainda gerou atrasos generalizados.

A primeira detecção interrompeu pousos e decolagens por cerca de 20 minutos e levou aviões que pousariam em Guarulhos até os aeroportos de São José dos Campos, de Ribeirão Preto, de Campinas, de Viracopos, do Galeão e de Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo foi acionada para reestabelecer a ordem e atestou que cerca de oito drones sobrevoavam as pistas de decolagem e aterrissagem do aeroporto. Em seguida, os Comandos e Operações Especiais do Policiamento de Choque ativaram um bloqueador de sinal para impossibilitar o controle dos dispositivos.

Os drones representam alto risco para a aviação pois podem entrar em colisão com aeronaves durante procedimentos de baixa altitude e provocar acidentes catastróficos. O uso indevido do equipamento em áreas restritas como aeroportos é um crime sério, sujeito a pena de prisão e multas severas. Até o momento, o aeroporto e as autoridades não divulgaram mais detalhes sobre a investigação e os possíveis culpados pelo manejo do equipamento.

No passado, a tecnologia já foi utilizada em Guarulhos como parte do tráfico de drogas. Em junho de 2025, um grupo de criminosos recorreu a drones para monitorar a atividade de viaturas e tentar infiltrar três pacotes de cocaína no terminal. O lote chegava a 55 quilos e foi apreendido pela polícia a poucos metros de distância da pista.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *