A resposta afiada de Maduro para Trump
Ler Resumo
O presidente Nicolás Maduro disse nesta segunda-feira, 22, que Donald Trump “estaria melhor” se “focasse nos problemas” dos Estados Unidos e não se concentrasse tanto na Venezuela, em meio à pressão militar no Caribe.
“Penso que o presidente Trump poderia fazer melhor em seu país e no mundo”, afirmou Maduro em um evento transmitido na televisão estatal, no qual lembrou a conversa “cordial” por telefone que manteve com seu homólogo americano em 21 de novembro.
“Ele estaria melhor no mundo se focasse nos problemas do seu próprio país. Não é possível que 70% dos seus discursos e declarações sejam [sobre] a Venezuela, mas e os Estados Unidos?”, questionou.
Protestos contra Trump em Caracas

Vestidos de piratas, dezenas de motociclistas circularam nesta segunda por Caracas para rejeitar a apreensão de navios com petróleo venezuelano pelos Estados Unidos.
Desde 10 de dezembro, os Estados Unidos confiscaram dois petroleiros, como parte do gigantesco destacamento militar no Caribe ordenado pelo presidente Donald Trump.
Por sua vez, a Venezuela classificou essas apreensões como pirataria. “Saímos para repudiar o maior pirata do Caribe”, disse à AFP Manuel Rincón, um dos manifestantes na caravana, na qual exibiram faixas com frases em inglês como “no war, yes peace” e ilustrações com o rosto de Trump em traje de pirata.
“Eles estão nos invadindo, estão tomando o que é nosso e levando para lá. Somos um país de paz, mas estamos preparados para a guerra”, afirmou Luis Rojas, que percorreu cerca de 20 km em Caracas, na caravana de motocicletas. “Estamos apoiando o processo revolucionário e ninguém vai nos tirar daqui.”
Muitos manifestantes usavam chapéus de pirata — preto, de três pontas dobradas para cima, com uma caveira branca e dois ossos cruzados — e lenços vermelhos na cabeça.
Washington afirma que o destacamento militar no Caribe está ligado a operações contra o tráfico de drogas, mas o presidente Nicolás Maduro insiste em que as ações militares têm como objetivo sua derrubada.
Trump disse nesta segunda-feira que o mais “inteligente” que Maduro pode fazer é renunciar. “Se ele quiser bancar o durão, será a última vez”, afirmou o presidente americano em tom de ameaça.
(Com informações da AFP)
