Fundo Brasil abre editais para doação milionária a organizações sociais

Fundo Brasil abre editais para doação milionária a organizações sociais

O Fundo Brasil anunciou recentemente a abertura de três editais que, somados, prevêem a doação de 3,5 milhões de reais a organizações de base que defendem os direitos humanos no Brasil. Segundo a entidade, os valores serão distribuídos para cerca de 65 projetos diferentes.

A entidade se descreve como uma fundação independente, sem fins lucrativos, criada por ativistas para fortalecer organizações da sociedade civil na luta por direitos humanos.

Um dos editais abertos é voltado a grupos e coletivos que enfrentam retrocessos no âmbito dos direitos humanos, democracia e justiça social. Entitulado “Geral 2026 – Fortalecendo direitos e gestando um mundo novo“, o nome do edital é uma homenagem a um dos livros de Rose Marie Muraro, uma das instituidoras do Fundo Brasil e liderança feminista fundamental na historia do país. Em vida, ela teria escrito mais de 40 livros, além de ser reconhecida pelo Congresso Nacional como Patrona do Feminismo Nacional.

Outra chamada aberta é o edital “LGBTQIAPN+: Defendendo Direitos 2026”, destinado a organizações que atuam no combate à discriminação a violações relacionadas à diversidade sexual e identidade de gênero.

O terceiro eixo de apoio é o edital “Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos 2026”, voltado a organizações de base e a propostas de incidência política e fortalecimento de articulações, com foco em organizações, coletivos, grupos, sindicatos e movimentos sociais que lutam por condições dignas de trabalho e de vida para trabalhadores.

Todos os editais ficarão abertos ao longo do mês de janeiro, e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site fundobrasil.org.br.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *