Goiás reduz em 44% o abandono escolar no ensino médio

Goiás reduz em 44% o abandono escolar no ensino médio

Dados do Censo Escolar 2025 mostram que educação goiana também registra quedas na reprovação e na distorção idade-série

Censo Escolar indica que rede pública goiana de ensino teve queda no abandono, reprovação e atraso escolar/Fotos: Secom

Goiás registrou avanços expressivos nos principais indicadores do ensino médio da rede pública estadual. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar caiu de 1,8% para 1%, uma redução de 44%. Com esse resultado, o Estado passou a registrar um índice inferior à metade da média nacional, que foi de 2,2% em 2025.

No mesmo período, a taxa de reprovação recuou de 3% para 1,2%, o equivalente a uma redução de 60%. Já o percentual de estudantes em situação de distorção idade-série diminuiu de 17,6% para 11,7%, queda de 33%, indicando que um número cada vez maior de jovens está concluindo o ensino médio na idade adequada. Os dados são da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgado nesta sexta-feira (26/6).

“Esses avanços mostram que a educação é uma ferramenta capaz de transformar realidades. Em Goiás, nós trabalhamos para garantir que crianças, adolescentes e jovens permaneçam na escola, aprendam mais e tenham oportunidades de construir um futuro melhor”, afirmou o governador Daniel Vilela.

Os resultados refletem uma política de fortalecimento da educação pública, com investimentos em infraestrutura, modernização das escolas, ampliação do acesso à tecnologia e programas de permanência dos estudantes. Desde 2019, o Governo de Goiás já investiu mais de R$ 11 bilhões na rede estadual de ensino, entre infraestrutura, tecnologia, programas de aprendizagem e valorização dos profissionais da educação. “Investir em educação é investir no futuro do Estado. É por meio dela que reduzimos desigualdades e garantimos desenvolvimento sustentável”, disse o governador.

Além da melhoria da infraestrutura física das escolas, o Estado ampliou o acesso à tecnologia educacional. As unidades da rede estadual receberam laboratórios móveis, conectividade, equipamentos do Programa Conectar, Chromebooks, notebooks e dispositivos inteligentes de leitura, fortalecendo o uso de recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem.

A rede estadual também passou a contar com iniciativas voltadas à permanência e ao desempenho dos estudantes, como o Goiás Bem no Enem, GoiásTec, Centro de Mídias da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA) a Distância e programas de incentivo à continuidade dos estudos. Em outra frente, o Bolsa Estudo é uma política pública de caráter educacional e assistencial, que incentiva a aprendizagem e o combate à evasão escolar. Alunos do Ensino Médio, e também do 9º ano do Ensino Fundamental, recebem um auxílio financeiro mensal do Estado.

Os resultados divulgados pelo Inep acompanham o desempenho da educação goiana nos últimos anos. Hoje, Goiás ocupa o 1º lugar no país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com média 4,8 no Ensino Médio e 5,5 nos anos finais do Ensino Fundamental, reflexo de uma estratégia que combina melhoria da infraestrutura, valorização da gestão escolar, uso de tecnologia e políticas voltadas à permanência dos estudantes na escola.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte Original Oeste Goiano

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *