Goiás conquista prêmio mundial por avanço no transporte
Modelo goiano de gestão combina investimentos estruturantes, modernização, combustíveis limpos, corredores inteligentes e melhoria da experiência dos usuários; tarifa segue congelada em R$ 4,30 desde 2019
Goiás conquistou destaque internacional ao ganhar o UITP Awards 2026, considerada a principal premiação mundial voltada ao transporte público. O reconhecimento é fruto de uma transformação que o transporte coletivo da Região Metropolitana experimentou nos últimos anos a partir de um projeto conduzido pelo Governo de Goiás. Os vencedores foram anunciados na terça-feira (23/6), em cerimônia realizada em Bruxelas, na Bélgica, reunindo autoridades, especialistas e operadores de mobilidade urbana de diversos países.
Ao celebrar a conquista, o governador Daniel Vilela afirmou que tal reconhecimento coroa um projeto construído para tornar o transporte coletivo mais eficiente, sustentável e alinhado às necessidades da população. “E o melhor: sem onerar aos passageiros. Em Goiás, a tarifa de ônibus está congelada em R$ 4,30. Estamos desde 2019 sem reajuste algum”, sublinhou.
“Demonstra que Goiás escolheu o caminho certo ao tratar a mobilidade urbana como política pública estratégica. O que estamos fazendo não é apenas renovar frota ou reformar terminais. Estamos construindo um sistema moderno, eficiente e capaz de melhorar a vida das pessoas. E que, agora, serve de referência para outras cidades do Brasil e do mundo”, afirmou Daniel.



Para o governador, a premiação demonstra que Goiás está no caminho certo. “O transporte coletivo deixou de ser um problema sem solução para se tornar uma referência de planejamento, inovação e sustentabilidade. Investimos em tecnologia, implantamos novos corredores e estamos construindo uma infraestrutura preparada para as próximas décadas”, elencou. “O prêmio não representa um ponto de chegada. Ele reforça nosso compromisso de continuar avançando”, completou Daniel.
A conquista internacional coloca Goiás ao lado de algumas das mais importantes iniciativas globais de transporte público. Também reconhece a ampla transformação que vem modernizando a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Entre os principais avanços estão: renovação da frota, eletrificação do sistema, adoção de combustíveis limpos, investimentos em tecnologia, requalificação da infraestrutura e implantação do modelo de metronização dos corredores de transporte.
O projeto Nova RMTC promoveu uma ampla requalificação dos espaços utilizados diariamente pelos passageiros. A reconstrução e modernização dos terminais do BRT Leste-Oeste e de suas estações elevaram os padrões de conforto, acessibilidade, segurança e eficiência operacional do sistema. Paralelamente, a reforma e manutenção dos pontos de ônibus transformou a paisagem urbana da Região Metropolitana, com a instalação de milhares de novos abrigos e a recuperação de estruturas existentes.


Modelo referência
O modelo de governança adotado em Goiás reúne Estado, prefeituras, concessionárias – por meio do RedeMob Consórcio e do Consórcio BRT – em torno de um planejamento comum, permitindo investimentos coordenados e soluções de longo prazo para o transporte coletivo.
Nos últimos anos, o sistema da Região Metropolitana de Goiânia passou por uma das maiores reestruturações da história. A iniciativa reúne investimentos em diferentes frentes, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Entre os avanços estão a renovação da frota com veículos mais modernos e menos poluentes, incluindo ônibus elétricos (dentre eles os maiores biarticulados elétricos em operação regular no mundo), veículos movidos a biometano e modelos equipados com tecnologia Euro VI, que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.
O projeto também contempla a modernização dos corredores de transporte coletivo, a metronização do BRT Leste-Oeste, a sincronização semafórica por meio da chamada “onda verde”, sistemas inteligentes de monitoramento e gestão operacional, além da revitalização de terminais e estações. A transformação já apresenta resultados concretos. Um dos indicadores destacados no projeto mostra redução de até 31% no tempo das viagens em trechos contemplados pela metronização, garantindo mais agilidade, previsibilidade e conforto.
Daniel Vilela ressaltou que a conquista do prêmio também representa a consolidação de uma transformação que muitos consideravam impossível quando o ex-governador Ronaldo Caiado decidiu enfrentar desafios históricos do sistema. “Muita gente dizia que não seria possível transformar o transporte coletivo da Região Metropolitana. Hoje, vemos um sistema totalmente transformado e sendo reconhecido internacionalmente. Estamos construindo um verdadeiro legado”, concluiu o governador.

Sobre o UITP Awards
Promovido pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), o UITP Awards é considerado a mais importante premiação mundial voltada à mobilidade urbana e ao transporte público. A premiação reconhece projetos que se destacam pela inovação, sustentabilidade, eficiência operacional e impacto positivo na vida das pessoas.
A edição de 2026 reuniu iniciativas de diversos países e premiou experiências que representam as principais tendências e avanços do setor em escala global. Com a conquista, Goiás passa a integrar um grupo de projetos reconhecidos por contribuir para a construção das cidades do futuro, ao lado de algumas das mais relevantes referências internacionais em mobilidade urbana.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
