Ícones da velocidade lamentam morte de Fernando Campos
Luto
Jornalista foi lembrado por pilotos e colegas como peça fundamental na valorização do automobilismo no Estado
Foto: Arquivo pessoal/ Mais Goiás
A morte de Fernando Campos nesta segunda-feira (22) gerou forte comoção entre nomes históricos do automobilismo goiano e brasileiro. Jornalista, editor e um dos principais entusiastas do esporte a motor no Estado, ele foi lembrado como um “divisor de águas” e peça fundamental na consolidação da modalidade em Goiás.
Leia também: Saiba quem foi Fernando Campos; jornalista que lutou pelo esporte a motor em Goiás
Entre as homenagens, o ex-piloto Roberto Boettcher destacou a dimensão da contribuição de Fernando para o desenvolvimento do automobilismo local e nacional. Em tom emocionado, ele ressaltou a influência direta do jornalista em sua trajetória e de outros nomes do esporte.
“Cara, o Fernando, pra mim, é até difícil falar. Eu devo muito da minha carreira a ele. O Fernando foi um cara que, junto comigo, começou essa trajetória aqui no autódromo. Poucas pessoas sabem, mas ele foi o primeiro assessor de imprensa do autódromo. Ele fez a gente virar ídolo, não só em Goiás, mas no Brasil também. É uma perda muito grande”, disse Boettcher.

O ex-piloto da Stock Car Alencar Júnior também destacou a importância de Fernando Campos na construção da identidade do automobilismo brasileiro. Para ele, o jornalista estava à frente de seu tempo e elevou o nível da comunicação esportiva.
“O Fernando foi o cara mais importante do automobilismo brasileiro. Não só de Goiás. O conceito dele de escrever, de comentar, era algo acima do normal. Ele estava além do seu tempo. Foi um grande amigo, e isso é muito doloroso”, afirmou.

O ex-piloto Edmar Ferreira reforçou o papel de Fernando como referência e pioneiro na cobertura do esporte a motor, lembrando ainda sua dedicação e paixão pelo ofício.
“O Fernando Campos foi o ícone. Ele realmente foi um divisor. O esporte a motor não é só moto e carro. Ele começou escrevendo no Popular, expandiu, foi para o rádio. Nós, esportistas, devemos muito a ele. Eu devo muito. Ele nunca pediu nada em troca pelo trabalho que fez”, destacou.
Figura central na história do automobilismo goiano, Fernando Campos é lembrado como um profissional que ultrapassou o jornalismo esportivo e ajudou a construir a própria identidade do esporte no Estado, deixando um legado reconhecido por pilotos, colegas e apaixonados pela velocidade.
