Tempestade despeja em uma hora volume de chuva previsto para três dias em Goiânia

Tempestade despeja em uma hora volume de chuva previsto para três dias em Goiânia

Ventos de 60 KM/H

Alerta de tempestades permanece para o fim de semana

Chuvas de quase 50mm atingem Goiânia e causam estragos nesta sexta-feira

Em uma hora de tempestade, Goiânia recebeu quantidade de chuva esperada para até três dias na noite desta sexta-feira (2/1). Segundo boletim divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) a região Central da cidade registrou o maior volume de chuvas com 44,4mm. As regiões do Lago das Rosas, no Setor Oeste, e do Setor Campinas, também estiveram entre as mais afetadas, com concentração de 38,2 mm e 32,6 mm, respectivamente (veja lista completa abaixo). As rajadas de vento atingiram 60 quilômetros por hora.

O temporal provocou a interdição de vias importantes e emissão de alerta severo de risco à vida e ao patrimônio, pela possibilidade de ventos intensos, alagamentos, granizo e raios. Comunicado da Defesa Civil indicou as avenidas Gercina Borges, Leste-Oeste, GO-060 e regiões de baixadas como do Setor Vera Cruz, João Braz e Goiânia Viva como zonas de alagamento a serem evitadas. Na região Sul, a Marginal Botafogo e a Avenida Jamel Cecílio foram interditadas.

O Mais Goiás entrou em contato com a Defesa Civil da capital para checar registros de estragos eventualmente provocados pela intempérie. Até o momento não há relatos de danos à vidas ou bens materiais. Aguarde atualização.

LEIA MAIS
Tempestades persistem em Goiás até domingo e colocam 189 municípios em alerta

Previsão é de mais chuvas nas próximas 48h

Por meio de suas redes sociais, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, alertou sobre os riscos de mais tempestades nas próximas 48h. Nesse período, segundo ele, elas serão mais severas. “Nós estamos com todo o nosso pessoal na rua, mas nas próximas 48h as chuvas serão mais severas. Nós já disparamos dois alarmes para regiões de Goiânia, então, atenção a eles. Mabel ainda solicita que a população evite sair de casa, se possível, nesse período.

Segundo informações repassadas pelo gerente do Cimehgo, André Amorim, a formação da 1ª Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026 criará um corredor de umidade que transporta o vapor de água da Amazônia através do Brasil Central até o Sudeste. Este fenômeno vai aumentar significativamente a nebulosidade em todo o nosso Estado, provocando chuvas frequentes e volumosas nos próximos dias. “Devido a esta instabilidade, o risco de tempestades é elevado, pelo que recomendamos atenção redobrada à ocorrência de raios e rajadas de vento fortes”, reforça.

Regiões mais afetadas pela chuva desta sexta (2/1)

Goiânia: Região Central – Centro 44,4mm
Goiânia: Região Oeste – Lago das Rosas 38,2mm
Goiânia: Região Oeste – Campinas 32,6mm
Goiânia: Região Oeste – El Dourado 28,8mm
Goiânia: Região Oeste – Vera Cruz 27,6mm
Goiânia: Região Leste – Parque Atheneu 26,0mm
Goiânia: Região Noroeste – Jardim Curitiba 26,0mm
Goiânia: Região Noroeste – Morro do Mendanha 23,2mm
Goiânia: Região Noroeste – Vila Multirão 21,6mm
Goiânia: Região Sudoeste – Parque Amazônia 21,4mm
Goiânia: Região Sul – Jardim Botânico 21.2mm
Goiânia: Região Norte – ETA Mauro Borges 19,8mm
Goiânia: Região Sul – Jardim América 18,8mm
Goiânia: Região Oeste – Cidade Jardim 18,6mm
Goiânia: Região Norte – Setor Goiânia 2 14,8mm

Fonte Original Mais Goias

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *