Mamdani será o 1º prefeito de Nova York a usar Alcorão em juramento de posse
ESTADOS UNIDOS
Prefeito eleito de Nova York usará três exemplares do livro sagrado islâmico
Mamdani será o 1º prefeito de Nova York a usar Alcorão em juramento de posse (Foto: Instagram)
(Folhapress) Quando Zohran Mamdani tomar posse como prefeito da cidade de Nova York nesta quinta (1º), ele representará uma variedade demográfica nunca antes vista na liderança máxima da cidade: sul-asiático, millennial e muçulmano.
Para as centenas de milhares de residentes muçulmanos de Nova York, que se orgulham de ver um dos seus ascender à Prefeitura, sua posse trará outra novidade especial, enraizada na tradição e na piedade. Durante as duas cerimônias de posse, ele colocará a mão sobre o Alcorão, o livro mais sagrado do Islã, tornando-se o primeiro prefeito da cidade a fazê-lo.
Mamdani deve usar pelo menos três Alcorões exclusivos para suas cerimônias públicas e privadas de posse, de acordo com a assessora Zara Rahim. Para sua cerimônia privada de posse, ele usará o Alcorão de seu avô e outro que pertenceu a Arturo Schomburg, escritor e historiador negro. Ele será emprestado ao prefeito pela Biblioteca Pública de Nova York.
Para sua cerimônia pública na Prefeitura, ele usará os Alcorões de seu avô e de sua avó.
Exibir o Alcorão que pertenceu a Schomburg, um escritor afro-latino cujo trabalho e coleções moldaram o renascimento do Harlem, ajudará Mamdani a destacar a mistura distinta de religiões e origens raciais e étnicas da cidade.
“É uma escolha altamente simbólica, porque estamos prestes a ter um prefeito muçulmano tomando posse usando o Alcorão, mas também um prefeito que nasceu no continente africano, em Uganda”, disse Hiba Abid, curadora da biblioteca para Estudos do Oriente Médio e Islâmicos. Ela ajudou Rahim e a esposa de Mamdani, Rama Duwaji, a selecionar um Alcorão para sua posse. “Isso realmente reúne aqui elementos de fé, identidade e história de Nova York.”
