O tamanho da manifestação na Paulista contra o PL da Dosimetria

A manifestação na Avenida Paulista contra o projeto de lei da Dosimetria e a anistia neste domingo reuniu 13,7 mil pessoas, segundo cálculos da equipe do Monitor do Debate Político e a ONG More in Common, que utiliza imagens capturadas em drones para contabilizar multidões.
A manifestação de 21 de setembro, contra a proposta de emenda constitucional da blindagem e o projeto que anistia os condenados do 8 de janeiro, reuniu 42,4 mil pessoas.
A contagem de hoje foi feita no momento de pico da manifestação, às 16h13, a partir de fotos aéreas analisadas com ajuda de softwares de inteligência artificial. A margem de erro é de 12%. Significa que o público fica entre 12,1 mil e 15,4 mil pessoas.
A manifestação de hoje foi convocada pelas Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular. Manifestantes levaram cartazes e faixas para protestar contra a aprovação do PL da Dosimetria e eventual anistia dos réus do 8 de janeiro, que invadiram e depredaram as sedes do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal em 2023.
Manifestação foi realizada em diversas capitais
Em diversas capitais, os manifestantes fizeram marchas e exibiram cartazes e faixas em defesa da democracia. As principais concentrações de pessoas se deram em manifestações no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília.
No Rio de Janeiro, a manifestação ocorreu na orla da praia de Copacabana, na altura do Posto 2. Os manifestantes defenderam a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de todos os réus condenados pelo Supremo.
Em Brasília, nem uma chuva fina atrapalhou a manifestação na Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes fizeram uma marcha e passaram próximo do Congresso Nacional.
