Benfica nega que Prestianni tenha sido racista e fala em ‘campanha de difamação’ contra o jogador

O Benfica saiu em defesa do jogador Gianluca Prestianni, acusado de racismo por Vini Jr, após a UEFA anunciar uma investigação sobre o caso. O clube português diz que tem plena confiança na versão apresentada por Prestianni.
“Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”, escreveu o atacante argentino em uma rede social. O Benfica diz que a acusação de Vini Jr. não passa de uma “campanha de difamação” contra o adversário, em nota publicada na quarta-feira, 18. Apesar disso, o clube diz que vai cooperar com a investigação da UEFA.
O jogador do Real Madrid acusa Prestianni de o ter chamado de “macaco” durante a partida entre seus times realizada na última terça-feira, 17. Vini Jr. reportou o comentário do rival para o árbitro Francois Letexier, que interrompeu o jogo por 11 minutos.
A versão do brasileiro conta com o apoio de alguns colegas de time, como o francês Kylian Mbappe, que diz ter ouvido o comentário racista. Prestianni teria coberto a boca com sua camisa ao chamar Vini Jr. de “mono” (macaco, em espanhol).
Mbappe disse a jornalistas que o argentino proferiu a ofensa contra Vini Jr cinco vezes. O brasileiro afirmou que “racistas são, acima de tudo, covardes” e concluiu: “eles precisam colocar suas camisas na boca para mostrar o quão fracos são”.
O Benfica e o Real Madrid vão se enfrentar em campo novamente na quarta-feira, 25
Veja o posicionamento do Benfica na íntegra:
O Sport Lisboa e Benfica está plenamente comprometido com a cooperação, a transparência, a abertura e o esclarecimento em relação às medidas anunciadas hoje pela UEFA na sequência do alegado incidente de racismo durante a partida contra o Real Madrid.
O Clube reafirma de forma clara e inequívoca o seu compromisso histórico e intransigente com a defesa dos valores de igualdade, respeito e inclusão, que estão alinhados com os valores fundamentais da sua fundação e são melhor simbolizados por Eusébio.
O Sport Lisboa e Benfica também reitera o seu total apoio e confiança na versão apresentada pelo jogador Gianluca Prestianni, cuja conduta enquanto atuou pelo Clube sempre foi pautada pelo respeito aos adversários, às instituições e aos princípios que definem a identidade do Benfica. O Clube lamenta a campanha de difamação à qual o jogador tem sido submetido.
