Morre Eric Dane, ator de Grey’s Anatomy e Euphoria, aos 53 anos

Morreu o ator americano Eric Dane (1972-2026), famoso pelo papel do médico Mark Sloan na série Grey’s Anatomy e Cal Jacobs em Euphoria, nesta quinta-feira, 19 de fevereiro. O artista foi diagnosticado em 2025 com ELA, esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig. A morte foi confirmada pela família de Dane em um comunicado divulgado à imprensa americana. Ele deixa a esposa, Rebecca Gayheart, com quem era casado desde 2004, e duas filhas, Billie e Georgia.
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Eric Dane na tarde de quinta-feira, após uma corajosa batalha contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Ele passou seus últimos dias cercado por queridos amigos, sua esposa dedicada e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro do seu mundo. Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric tornou-se um defensor apaixonado pela conscientização e pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Sentiremos profundamente sua falta e o lembraremos para sempre com muito carinho. Eric adorava seus fãs e será eternamente grato por todas as demonstrações de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil”, diz a nota.
Eric William Dane nasceu em 9 de novembro de 1972 em São Francisco, Califórnia. Na juventude, ele se mudou para Los Angeles para investir na carreira de ator, tendo participado de várias séries de TV nos anos 1990 como Uma Galera do Barulho (1989-1993) e Anos Incríveis (1988-1993).
Em 2006, Dane fez sua estreia no papel mais marcante de sua carreira com o cirurgião plástico Dr. Mark Sloan, também apelidado de Dr. McSteamy, por seu arco de galã mulherengo na segunda temporada do drama médico Grey’s Anatomy. O personagem vivia uma rivalidade com Derek Shepard (Patrick Dempsey), um dos protagonistas, mas acabou conquistando o público com o envolvimento dele com Lexie Grey (Chyler Leigh). O casal acabou morrendo em um acidente de avião na quinta temporada, e, na nona temporada, a produção os homenageia batizando o hospital de Grey Sloan Memorial Hospital.
O ator também fez filmes como Idas e Vindas do Amor (2010), Marley & Eu (2008) e X-Men O Confronto Final (2006).
Dane participou das duas temporadas de Euphoria como o pai de Nate Jacobs (Jacob Elordi) e gravou participação na terceira fase da produção da HBO Max, que estreia ainda neste ano.
Após revelar seu diagnóstico de ELA, Eric Dane começou a trabalhar com a organização I Am ALS (Eu Sou ELA, em tradução direta), a fim de contribuir com projetos de lei e arrecadar fundos para pessoas com a mesma condição.
