Menina que se afogou em cachoeira de Pirenópolis segue internada em estado grave
A menina de 9 anos que se afogou na Cachoeira Usina Velha, em Pirenópolis, na manhã de segunda-feira (16), segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugol) nesta terça (17). A criança foi transferida para Goiânia por um helicóptero após receber os primeiros atendimentos no hospital local, onde precisou ser estabilizada devido à gravidade do quadro clínico.
Em nota, o hospital disse ao Mais Goiás que “L.C.C., de 9 anos, está internada na UTI da unidade, possui o estado de saúde geral grave, e respira com ajuda de aparelhos”.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foram acionadas por volta das 10h30 de segunda-feira para atender a ocorrência de afogamento considerada grave. Segundo relatos, a vítima caiu na água e ficou presa sob uma pedra por cerca de 20 minutos.
Ela foi retirada por um guarda-vidas com ajuda de populares e apresentava inconsciência e ausência de sinais vitais, indicando possível parada cardiorrespiratória. Ainda no local, foram iniciadas manobras de reanimação.
No local, os bombeiros deram continuidade ao atendimento com reanimação cardiopulmonar e uso de desfibrilador externo automático. A criança foi levada sob suporte de oxigenação até uma unidade de saúde, onde médicos conseguiram reverter o quadro e estabilizá-la.
Após a estabilização, a vítima foi transferida em transporte aeromédico para o Hugol, em Goiânia, onde permanece sob cuidados especializados. Vale citar que o Corpo de Bombeiros montou uma operação conjunta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para viabilizar o encaminhamento da garota à unidade.
Administração da cachoeira
Em nota, a administração da Cachoeira Usina Velha disse que a equipe presente no local, juntamente com visitantes que auxiliaram de forma solidária, atuou prontamente no apoio ao resgate da criança, que teve o pé preso entre formações rochosas submersas. Ao mesmo tempo, acionou o Corpo de Bombeiros para atendimento emergencial.
“Após o ocorrido, representantes da administração buscaram contato com a família no hospital para prestar apoio e acompanhamento, ocasião em que receberam a informação de que a criança havia sido reanimada pela equipe médica e encaminhada para cuidados intensivos especializados”, disse em trecho do comunicado. “A Cachoeira Usina Velha segue acompanhando o caso com atenção e solidariedade, ao mesmo tempo em que realiza avaliação técnica das circunstâncias do incidente, visando o aprimoramento contínuo das medidas de segurança e prevenção.”
Nota da administração da Cachoeira Usina Velha:
“A administração da Cachoeira Usina Velha, inicialmente, demonstra imenso alívio de que a criança esteja estável, apesar do estado grave. Foram momentos de muita tensão ocorridos na data de hoje.
Desde o primeiro momento, a equipe presente no local, juntamente com visitantes que auxiliaram de forma solidária, atuou prontamente no apoio ao resgate da criança, que teve o pé preso entre formações rochosas submersas. Simultaneamente, foi acionado o Corpo de Bombeiros, com a devida comunicação quanto à gravidade da ocorrência, para atendimento emergencial especializado.
A administração informa que mantém rotina permanente de monitoramento das áreas de banho e ações preventivas compatíveis com as características naturais do local. Registra-se que, ao longo do histórico de funcionamento da cachoeira, nunca havia sido registrado evento de semelhante magnitude, embora, como em qualquer ambiente natural, possam ocorrer incidentes menores inerentes à prática de lazer em áreas naturais abertas.
Após o ocorrido, representantes da administração buscaram contato com a família no hospital para prestar apoio e acompanhamento, ocasião em que receberam a informação de que a criança havia sido reanimada pela equipe médica e encaminhada para cuidados intensivos especializados.
A Cachoeira Usina Velha segue acompanhando o caso com atenção e solidariedade, ao mesmo tempo em que realiza avaliação técnica das circunstâncias do incidente, visando o aprimoramento contínuo das medidas de segurança e prevenção.
Reforçamos nossa confiança no trabalho das equipes de emergência e desejamos a plena recuperação da criança e tranquilidade à família neste momento.“
