Após desfile na Sapucaí, Nikolas diz que vai denunciar Lula ao MP
vixe
Deputado alega que a homenagem ao petista foi “propaganda eleitoral explícita”
Imagem: Reprodução
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta segunda-feira (16/2) que irá protocolar uma representação no Ministério Público contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida, segundo ele, tem como objetivo pedir a abertura de ação por improbidade administrativa após Lula ser homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói, durante desfile na Marquês da Sapucaí, na noite de domingo (15/2).
Em nota, Nikolas declarou que considera o episódio “propaganda eleitoral explícita” e informou que também pretende acionar a Justiça Eleitoral caso haja registro de candidatura do presidente. “Protocolarei representação ao Ministério Público para que seja proposta ação de improbidade administrativa contra Lula e a escola de samba beneficiada. Se houver registro de candidatura, ingressarei com AIJE por abuso de poder político e econômico”, afirmou.
O parlamentar criticou ainda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dizendo que a Corte teria sido rigorosa em outros casos, mas teria tratado o desfile como manifestação cultural. Em publicação nas redes sociais, comparou a situação com a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.
Ainda no domingo, o deputado classificou o desfile como um “privilégio” ao presidente e afirmou que, se a homenagem tivesse ocorrido em 2022 em favor de Bolsonaro, haveria consequências judiciais imediatas.
A oposição tentou barrar o desfile na Justiça sob o argumento de possível propaganda eleitoral antecipada e questionou o uso de recursos públicos, já que as escolas de samba recebem verba estatal. As ações, no entanto, não tiveram sucesso.
