O plano de segurança em praça do Rio com alta de crimes no pré-Carnaval

O plano de segurança em praça do Rio com alta de crimes no pré-Carnaval

Ler Resumo

Após a publicação de diversos vídeos sobre o aumento da violência na Cinelândia, região do Centro do Rio conhecida por abrigar a Alerj e o Teatro Municipal, o governo de Cláudio Castro busca formas de garantir segurança à população durante a programação de Carnaval na região. O problema maior, segundo relatos recentes de foliões, era durante a dispersão dos blocos, que esvaziava a área depois da festa. Por esse motivo, 15 equipes de motociclistas da Força de Ação Tática (FAT) circularão pelas ruas históricas para tentar reduzir a onda de assaltos que tem assolado o espaço.

Nos quatro dias de folia, a Cinelândia será palco de shows ao vivo, concursos de fantasia e apresentações artísticas, além de estar dentro do roteiro de diversos blocos do Centro. O ajuste do policiamento na região vem depois da constante reclamação de comerciantes dos arredores, que sentem a ausência de clientes na pele. De acordo com um comunicado do governo, foi a partir de informações do setor de inteligência da Secretaria de Estado de Polícia Militar que o reforço na segurança foi visto como uma necessidade na área.

“O ajuste no planejamento de segurança para a região da Cinelândia, um reduto tradicional do carnaval carioca, é mais uma demonstração que a nossa Polícia Militar busca incansavelmente entregar o melhor serviço possível à sociedade. A segurança pública é fator fundamental para projetar nosso estado como uma potência mundial do turismo”, afirmou Castro.

Além das equipes de policiais motociclistas, o comando da Polícia Militar decidiu criar mais um turno de 12 horas para o policiamento em viaturas e a pé e reposicionamento das câmeras de monitoramento nas vias urbanas. Para o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, o plano de segurança deve ser analisado a cada dia de festividade e sofrer as mudanças necessárias de acordo com o que foi observado.

O 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) (Centro, Zona Sul e parte da Zona Norte) foi criado para apoiar batalhões subordinados e faz parte do reforço na patrulha da Cinelândia. “Essa força especial de policiamento ostensivo entra em ação para reforçar o trabalho dos batalhões de área, quando observamos aumento da incidência criminal”, explica o coronel.

No sábado de Carnaval, o tradicional desfile do Cordão da Bola Preta toma as ruas do centro da cidade e põe à prova as novas resoluções da PM para a região. Além disso, a área contará com 36 blocos durante os quatro dias de folia, reunindo um total de público estimado em 1,5 milhão de foliões.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *