Gracinha e Daniel prestigiam formatura de alunos do Cidadão Tech 60+

Gracinha e Daniel prestigiam formatura de alunos do Cidadão Tech 60+

Solenidade celebra inclusão digital da população idosa e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo. Próximas turmas também vão aprender a lidar com inteligência artificial

Gracinha Caiado e Daniel Vilela participam da formatura de 457 alunos do Cidadão Tech 60+/Fotos: Rômullo Carvalho e Hegon Correa

A coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, e o vice-governador Daniel Vilela participaram, nesta quarta-feira (11/2), da cerimônia de formatura de 457 alunos do programa Cidadão Tech 60+. A solenidade foi realizada no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reunindo formandos de 15 municípios goianos e familiares. O evento marcou mais uma etapa da política pública de inclusão digital voltada à população idosa, promovida pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Durante a cerimônia, Gracinha Caiado ressaltou o impacto humano do programa. “Hoje celebramos 457 pessoas que decidiram provar ao mundo, e a si mesmas, que nunca é tarde para aprender, evoluir e sonhar. O Cidadão Tech é mais que um curso, é uma ponte entre o medo e a coragem, entre o ‘não sei’ e o ‘eu consegui’”, afirmou, ao destacar que a iniciativa já se consolidou como política pública permanente. “Entre 2024 e 2026 já são quase mil pessoas idosas formadas. Isso mostra que o programa cresceu, se fortaleceu e virou política de Estado. A tecnologia, quando chega para incluir, transforma vidas, aproxima famílias e fortalece a autonomia”, avaliou.

O vice-governador Daniel Vilela enfatizou que o objetivo do governo é garantir que ninguém fique para trás na transformação digital. “Esse curso é exatamente isso: dar a vocês capacidade e conhecimento para entrar nesse mundo de informações, novas relações e oportunidades. Nosso compromisso é fazer com que os serviços do governo estejam na palma da mão de vocês, de forma simples e acessível”, disse, ao ressaltar a ampliação do programa. “Hoje temos formandos de 15 municípios, mas queremos chegar a todo o estado, garantindo que pessoas de todas as idades tenham habilidades digitais e participem do desenvolvimento social e econômico de Goiás”, completou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, apresentou os resultados do programa. “Já alcançamos quase mil alunos com mais de 60 anos e temos 90,8% de satisfação. O que percebemos é que, além de ensinar tecnologia, estamos levando dignidade. Muitos alunos tinham medo até de fazer um Pix ou usar aplicativos de saúde, e hoje fazem isso com segurança”, explicou. Segundo ele, o curso seguirá avançando. “A tecnologia é para todos. Estamos preparando novos módulos e ampliando o alcance para que cada vez mais idosos tenham acesso a ferramentas digitais com segurança. As próximas turmas também terão inteligência artificial na grade do curso, aprendendo a usar as ferramentas de IA para, por exemplo, se prevenir de golpes”.

Representando a área social, o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, destacou que o Cidadão Tech integra uma rede de políticas públicas voltadas à pessoa idosa. “Esse programa traz dignidade, segurança e novas oportunidades. Ele se soma a ações como o programa Dignidade, o Passaporte da Pessoa Idosa e a reestruturação das unidades de acolhimento, que hoje são referência nacional”, pontuou.

A emoção também marcou a fala dos formandos. Aluna do Centro de Idosos Sagrada Família, Rosa Maria da Silva contou que o curso mudou sua relação com a tecnologia. “A gente tinha medo até de usar o celular. Hoje sabemos identificar links seguros, usar aplicativos e acessar serviços de saúde. O curso nos trouxe segurança, liberdade e mais independência”, relatou.

Sobre o programa
Lançado em 2023, o Cidadão Tech 60+ é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secti, voltada à redução da exclusão digital entre pessoas com 60 anos ou mais inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O curso tem carga horária de 60 horas e aborda conteúdos práticos adaptados à realidade do público idoso, como uso de WhatsApp e redes sociais, prevenção a fake news, uso de aplicativos de transporte, GPS, segurança digital, prevenção a golpes e acesso a serviços públicos online.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte Original Oeste Goiano

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *