Como será a estreia do Bloco do MST no pré-carnaval do Rio

Como será a estreia do Bloco do MST no pré-carnaval do Rio

Ler Resumo

Pela primeira vez, o Bloco do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado em Minas Gerais, sai na folia do Rio. A concentração está marcada para às 7h da manhã deste sábado, 7, na Praça Mauá. O cortejo seguirá em direção à Praça da Harmonia.

A proposta do grupo é “ocupar o espaço do carnaval” com linguagem artística que une música, dança e temas ligados à reforma agrária e às transformações sociais. A estrutura do bloco é organizada em três momentos: Orquestra das Enxadas, Bateria e Dança Mística.

Dirigente estadual de cultura do MST no Rio, Fabito Rammon explica que a Orquestra das Enxadas nasceu no Bloco Pisa Ligeiro do MST de Minas Gerais e foi replicada em áreas de assentamento e acampamentos no estado. “O bloco do MST é um instrumento da classe trabalhadora para a massificação da Reforma Agrária Popular. Nosso carnaval funciona como uma síntese desse projeto, comunicando nossas ações e valores de forma direta com a sociedade”, diz ele.

“Palestina livre vencerá” e “Maria, Maria”

O repertório do cortejo se dedica principalmente a músicas do próprio movimento, entre elas “Pisa Ligeiro” e “Palestina Livre Vencerá”. Canções como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, e “Lucro”, do BaianaSystem, também serão apresentadas pela bateria. A Dança Mística acompanhará o desfile com expressão corporal conectada às músicas. Já uma fanfarra de metais vai tocar marchinhas e outras letras tradicionais do carnaval.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *