Dirigentes de Atlético, Goiás e Vila Nova opinam sobre mudança de formato da Série B

Dirigentes de Atlético, Goiás e Vila Nova opinam sobre mudança de formato da Série B

CAMPEONATO BRASILEIRO

A proposta foi aprovado por 17 votos a três

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, na tarde desta sexta-feira (05/02), o conselho técnico que definiu o formato de disputa da próxima edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Na reunião, ficou decido que duas das quatro vagas à elite do futebol brasileiro sairão de um playoff entre o terceiro e o sexto colocado. A mudança foi aprovada por 17 votos a três.

No novo formato, o terceiro colocado enfrentará o sexto colocado valendo uma das vagas, enquanto que o quarto e o quinto colocados medirão forças pela outra vaga. Os confrontos acontecerão em jogos de ida e volta, com datas já definidas pela entidade: 21 e 28 de novembro. Como já acontece, o campeão e vice sobem automaticamente para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Dentre os 17 clubes que concordaram com a mudança, estão Atlético, Goiás e Vila Nova. No ano passado, o Esmeraldino terminou na sexta colocação, o que lhe daria o direito de disputar o playoff contra a Chapecoense, que ficou na terceira posição. Já o Dragão e o Tigre passaram longe do grupo dos quatro que, agora, disputarão o acesso de uma forma diferente.

O Mais Goiás entrou em contato com os clubes, que comentaram sobre seus votos. Presidente da Saf do Atlético, Adson Batista afirmou que votou a favor da mudança “por entender que que vai valorizar a competição”. Já o Goiás não se manifestou de forma oficial, apenas informou, através de sua assessoria de imprensa, que concordou com a alteração no formato da Segundona.

Já o Vila Nova emitiu uma nota oficial para manifestar seu posicionamento a respeito do assunto. Nela, o Colorado informa que foi, ao lado do CRB, o coautor da proposta em tratativas desde o ano passado. Além disso, o clube cita que a nova formatação da Série B trará “uma vitalidade necessária à competição, gerando novos atrativos de audiência com quatro “finais” de alto valor”.

Confira a nota publicada pelo Vila Nova:

“O Vila Nova manifesta-se totalmente favorável à implementação dos playoffs na Série B, sendo, ao lado do CRB, coautor desta proposta em tratativas desde o ano passado. Acreditamos que o novo formato traz uma vitalidade necessária à competição, gerando novos atrativos de audiência com quatro “finais” de alto valor.

Além do aspecto comercial, a mudança corrige um problema técnico histórico: o limbo da tabela. No modelo anterior, a distância de pontuação entre o G4 e a zona de rebaixamento muitas vezes desmobilizava as equipes intermediárias antes do fim do campeonato. Com a nova regra, a disputa permanece acirrada por mais tempo, valorizando o produto e mantendo o interesse do torcedor até a última rodada.”

Mais Goias Esportes

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *