ANP autoriza Petrobras a retomar perfuração na Foz do Amazonas após vazamento

ANP autoriza Petrobras a retomar perfuração na Foz do Amazonas após vazamento

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou nesta quarta, 4, a Petrobras a retomar a exploração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas condicionalmente. As atividades estavam paralisadas há um mês, quando houve um vazamento de fluido de perfuração. Segundo a empresa, o líquido não oferece riscos ao meio ambiente ou à população da costa do Amapá.

Para restabelecer a perfuração, a Petrobras terá de cumprir algumas condições estabelecidas pela agência reguladora, como a troca de peças da sonda, revisão do plano de manutenção e provar que treinou os funcionários envolvidos no procedimento.

A ANP informou ainda que está fazendo uma auditoria no sistema de segurança da sonda desde o início da semana.

Vazamento aconteceu três meses após início das operações

Chamado de Morpho, este é o primeiro poço de exploração na Bacia da Foz do Amazonas. Levou mais de dez anos para a Petrobras conseguir a licença de perfuração, em um processo que incluiu uma sucessão de negativas do Ibama. O órgão ambiental citou os riscos de um desastre ecológico irreversível no caso de um vazamento de petróleo.

Sob intensa pressão de autoridades, o Ibama cedeu em outubro passado. Nesta fase do processo, a Petrobras está perfurando o local somente para verificar se há, de fato, petróleo no local e se há condições de extraí-lo e explorá-lo. A produção efetiva dependeria de uma nova licença.

Source link

Ultimas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *