Congresso abre, nesta segunda, os trabalhos do Parlamento em 2026

À mesa, vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Foto: Roque de Sá/Agência Senado (Roque de Sá/Agência Senado)
O Congresso abre, nesta segunda, os trabalhos do ano numa sessão conjunta envolvendo deputados e senadores, além de representantes do governo Lula e do STF.
A solenidade está marcada para as 15 horas no plenário da Câmara e será conduzida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Durante a sessão, um emissário de Lula vai ler a mensagem do presidente da República com os projetos considerados prioritários para 2026. O Supremo também deve enviar uma comunicação aos parlamentares.
Depois que a mensagem presidencial for lida, será a vez de o representante do Supremo fazer sua apresentação.
Em seguida, falará o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A sessão será encerrada com o discurso de Davi Alcolumbre, que promete dar recados aos demais poderes em sua fala.
Os demais parlamentares não falam, mas há expectativa de que ocorram manifestações em decorrência dos escândalos do Banco Master e do INSS, que movimentaram o noticiário nas últimas semanas.
“A abertura da sessão legislativa é geralmente precedida de um rito remanescente da inauguração da República. O rito inclui passagem da tropa em revista, audição do Hino Nacional, execução de uma salva de tiros de canhão e a presença, na rampa do Congresso, dos Dragões da Independência, unidade militar criada por Dom João VI, em 1808”, diz a Agência Senado.
