Em pesquisa espontânea, Flávio já supera intenções de voto de Jair Bolsonaro
Ler Resumo
Pré-candidato à presidência da República com a bênção de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) já supera o pai nas intenções de voto entre o eleitorado bolsonarista. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira, 29, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Na modalidade de pesquisa espontânea (sem lista de nomes), Flávio Bolsonaro acumula 12,1% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro fica com 6,3% do eleitorado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, aparece com 25,5% nesta etapa do levantamento — a vantagem do petista, no entanto, é bem menos confortável contra seus principais adversários na fase de pesquisa estimulada.
Neste modelo de pesquisa, Jair Bolsonaro fica atrás, inclusive, dos eleitores que declararam voto branco ou nulo em 2026. O maior contingente, porém, é representado pelos participantes que afirmaram não saber em quem vão votar ou preferiram não responder, correspondendo a mais de 44% do eleitorado.

Ao contrário da pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de nomes para escolha pelos entrevistados, a pesquisa espontânea oferece aos participantes a liberdade para citar qualquer nome como sua escolha eleitoral, independente de ser ou não candidato (ou mesmo político). Preso desde novembro do ano passado em Brasília por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro já havia sido condenado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político e ataques às urnas eletrônicas e encontra-se inelegível, pelo menos, até 2030.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.080 eleitores em 160 municípios brasileiros, distribuídos pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2026. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026.
